Notícias

Dia Mundial da Alimentação é comemorado em evento

 
Com o tema "Proteção social e agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural”, o Dia Mundial da Alimentação foi comemorado em um evento nesta sexta-feira (16), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento , em São José. Organizado pela Secretaria Executiva de Políticas Sociais de Combate à Fome e em parceria com o Ministério da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Social, teve como objetivo central pensar no direito humano à alimentação no conjunto dos direitos sociais e não apenas no direito constitucional à alimentação adequada. O Sindicato dos Nutricionistas no Estado de Santa Catarina (SINUSC) e a Federação Nacional dos Nutricionistas (FNN), foram representados pela presidente das entidades, dra. Fátima Fuhro.
 
De acordo com Fátima, a erradicação da pobreza e a saída do Brasil do Mapa da Fome, tem uma abrangência muito grande, principalmente dentro dos programas sociais. “A prevenção à saúde envolve vários segmentos e vários temas, é algo muito grande. O próprio conceito de saúde trata disso quando diz que a saúde é um completo e perfeito bem estar físico. mental e psicológico, envolve alimentação, transporte e outros itens importantes para a sobrevivência das pessoas”, disse.
 
Durante o evento, o engenheiro agrônomo permacultor e coordenador dos projetos urbanos do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro), Marcos José de Abreu, defendeu as hortas comunitárias, para ele, a prática traz uma qualidade de vida para quem mora nas comunidades. Além do trabalho de hortas comunitárias e agricultura urbana ser fundamental para que as pessoas na cidade conheçam essa dinâmica rural de produção de alimentos.
“Isso é um movimento grande que vem surgindo em Florianópolis e bem emergente, quem mora nessas comunidades ganha um espaço para produzir os alimentos e fazer compostagem. O projeto também discute a questão das áreas públicas, o uso público e comunitário das áreas, a questão do lixo, a qualidade da alimentação e cria espaços de convivência, além de ser ligado com a agricultura, resgatando sementes, resgatando variedades de plantas e uma alimentação mais adequada e local”, afirmou.
 
O evento reuniu representantes de diversas entidades, como do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Caisan); do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/SC); UFSC; a Executiva Nacional de Estudantes do Curso de Nutrição; do Conselho Regional de Nutricionistas da Décima Região (CRN10); SESI; SINUSC; FNN; Cepagro e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Santa Catarina (SINTE).